Pular para o conteúdo principal

Cume da Bicuda x3 !!!

Neste fim de semana rolou mais uma expedição à Pedra da Bicuda em Brejo da Madre de Deus, visando terminar a conquista da via Costas Quentes.

Saímos de Recife sábado às 7h, depois de muitas tentativas mal sucedidas. Fomos eu, Geysson, Luciano e Miguel encontrar com Dago que já estava por lá.

Chegamos na pedra quase 12h, nos dividimos em duas cordadas, Dago e Miguel foram pra Costas Quentes enquanto Luciano, Geysson e eu fomos dar uma investida na via Primeiro Dia do Resto de Nossas Vidas (4° VIIa E3), primeira via da pedra, aberta a mais de 3 anos, predominantemente em móvel e termina no cume do totem!

Entrei guiando a primeira enfiada, briguei com a urtiga no meio do caminho e passei calado nos marimbondos, demorei pra achar a parada, que se afasta um pouco do diedro, mas cheguei! Em seguida vieram Luciano e Geysson, que resolveu descer da P1 mesmo, após conseguir tirar um friend que quase virou proteção fixa. Continuamos na segunda enfiada, 50m, um grampo no meio e um no final, vamo lá. Terceira enfiada, Luciano guiou passando por baixo de uns blocos entalados, como se fosse em uma caverninha, até chegar no platô onde a montanha se separa do totem, formando um V. Na quarta enfiada uma fendinha curta e uma saída fixa pra esquerda, foi o crux. O próximo lance é uma travessia pra esquerda e uma subida no final, toda em móvel, nenhum bomba! Agora estamos na frente da pedra novamente, só que no totem. Saindo da parada em móvel vamos direto pro “quase cume”, passando pelas macambiras e chegando ao ultimo grampo das costas quentes (a essa hora a outra dupla já tinha descido, depois de chagar no cume). Daí tem uma escalaminhada até o cume real, chegamos lá de noite, segunda repetição da via Primeiro dia do Resto de Nossas Vidas!

Cauí na primeira enfiada


Voltando no tempo um pouco, enquanto eu e Luciano estávamos na P2, ouvimos uns gritos, era Dago e Miguel no cume, após terminar a Costas Quentes! Como tem escrito nos posts abaixo, faltava conquistar uma barriguinha de uns 6m que seria o crux da via, 7b/c negativo em regletes. Acontece que o Dago passou esse lance com dois grampos (lindo lance, proteções no lugar certo) chegou em um platô, foi acometido pela febre do cume e esticou mais uns 20m até o local do grampo mencionado no parágrafo acima, deixando para proteger o resto depois. Daí tocou pro cume com o Miguel.

(Dago conqusitando o segundo lance de 7b)


Cliff escapando...ops

(Dago no cume)

(Miguel no cume, lá atrás a Serra do Ponto, nenhuma via, por enquanto...)

No domingo, Luciano e eu escalamos a Costas Quentes, terminando de protegê-la e fazendo a 3ª visita ao cume no fim de semana, essas fotos fico devendo. Geysson estava nessa também, mas fez um pequeno taio no dedo e teve que ir pro hospital fazer um curativo, algumas horas depois ele estava de volta...hehehehe.

Dago e Miguel deram uma explorada na pedra, margeando-a pra direita, depois foram continuar a conquista iniciada semanas antes, no positivo ao lado do diedro da via Primeiro Dia do Resto de Nossas Vidas, renderam mais dois grampos batidos só com marreta e broca 12, desviando um pouco pra esquerda, para não coincidir com a via ao lado, mantendo sua característica de proteção.

(Projeto do lado direito, já com 60m)


Comentários

Chalegre disse…
Estive com Mariana em JP nesse final de semana que voces estavam repetindo a via e descobri, pelo menos foi o que ela disse, que o nome da via é: O primeiro ano do resto de nossas vidas!

Dá pra acreditar?
Cauí Vieira disse…
kkkkkkkkkkkkkk
há divergencias então...
no croqui tá o primeiro dia.
podia ser "o primeiro dia do primeiro ano do resto de nossas vidas" então neh...
kkk

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região! Vale do catimbau visto da estrada, animal! Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano. Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!! Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resul

Escalada em Macaparana - Pedra do Bico

No início do ano passei a trabalho por um lugar fantástico chamado Pedra do Bico, localizado perto do distrito de Pirauá, em Macaparana/PE, distante aproximadamente 130 km de Recife, estrada boa, trilha curta e ótimas possibilidades!  Pedra do Bico, ainda sem vias. Miguel na Liberdade (7a) - Pedra do Navio Algum tempo depois começamos as investidas, fomos umas 4 ou 5 vezes no local pra abrir vias, algumas vezes mesmo com chuva conseguíamos deixar algo novo por lá!  Pedra do Jumento? Cauí na Docinho de Coco (IVsup) - Pedra do Navio Até o momento são 14 vias ao todo, sendo que duas delas (top ropes) já estavam por lá. As vias atualmente variam do IV ao 7c, a maioria é vertical com agarras, mas tem fenda, chaminé e tudo mais pra quem quer variar um pouco. Ainda tem muita coisa legal pra abrir também!  Cauí na Terror na Tenere (7b) - Pedra do Navio  Possibilidades...Pedra do Bico Miguel equipando a Liberdade (7a) O pico é uma ótima opção pra escala