Pular para o conteúdo principal

Resultados - 1° Festival de Escalada Tradicional

Aconteceu nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro o 1° Festival de Escalada Tradicional de Brejo da Madre de Deus, um evento inédito organizado pela ASPER em parceria com a Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus. O evento foi um sucesso! Os participantes, tanto os que estavam competinso quanto os que estavam só curtindo, se divertiram bastante, ganharam vários brindes das melhores marcas do Brasil e tiveram que suar a camisa, escalando tudo que fosse possível nas 24h válidas pra pontuação!

 Serra do Estrago - Foto: Cauí Vieira

 
Camisetas do evento. As verdes ainda estão a venda R$ 15,00!

Na quinta-feira estávamos no alojamento aguardando a chegada de todos e fazendo as inscrições e cadastramento dos escaladores, foram cerca de 50 participantes de diversos estados: PE, PB, RN, AL, RJ, SP e CE! Todos devidamente alojados, alguns já partiram pra pedra!
A TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru fez uma reportagem muito interessante nesse dia, convidando os interessados a participarem da festa, o vídeo pode ser acessado clicando AQUI.
Foi também o dia da "Oficina Básica" onde a galera que nunca tinha escalado pode experimentar e aprender um pouco sobre essa nossa paixão!

 Oficina Básica - Foto: Cauí Vieira

 Sobrevivendo à seca - Foto: Cauí Vieira

 Rodrigo na Piolho de Cobra - Foto: Cauí Vieira

Na quinta de noite, pra manter a tradição dos eventos pelo nordeste, rolou o consagrado sorteio de brindes, além dos últimos detalhes com relação à competição. Em seguida a palestra "Yosemite - Experiências e Vivências The Nose" com Adilson Otto.

Últimas informações

 Sorteio de Brindes!

Yosemite, The Nose - Adilson Otto

Sexta-feira, o dia D! A tal competição funcionava da seguinte forma: Cada dupla de escaladores teria das 6h às 18h da sexta e do sábado para escalar o maior número de vias possível! Cada via tem sua pontuação levando em conta a dificuldade/complesxidade/extensão, no final quem tivesse mais pontos levava o grande prêmio!

 Piolho de Cobra - Foto: Cauí Vieira

 Se der um zoom dá pra ver Júlio e Jalon na Inominável - Foto: Cauí Vieira

 Daniel e Clóvis no Rampão - Foto: Cauí Vieira

 Daniel na Grand Finali - Foto: Cauí Vieira

 Indicações nas trilhas - Foto: Cauí Vieira

Bom...6h da manhã estavam os mais fanáticos nas bases das vias escolhidas. Pedra da Bicuda, Serra da Prata e Serra do Estrago. Destaque pra repetição das duas vias trad. mais cascas da Bicuda: Revolução dos Bichos (7° VIIIc) e Inominável (VIIIb) por Júlio/Jalon (RN). Foi um longo dia de escalada mas mesmo assim muitos foram prestigiar a palestra do Davi Marski "El Frey" além de tentar a sorte no sorteio!

 Júlio e Jalon na Primeiro dia - Foto: Maíra Beltrão

 Júlio na Césio-137 - Foto: Maíra Beltrão

 El Frey - Davi Marski

 Mais brindes!

  Mais brindes!

Sábado foi mais um dia de escalada daqueles! Destaque para a primeira repetição da Deuses Esquecidos (5° VIIIa E2 A2 D3) sem participação de conquistadores. Mário e Minhoka (CE) apesar de darem umas voltas a mais na trilha, que por si só já é complicadinha, fizeram a via e rapelaram em 7h com um detalhe: sem estribos! 

 Escaladores na Recruta Zero - Foto: Cauí Vieira

 
 Marcus, Davi e Sabrine na Rei das Coxinhas

 Mário e Minhoka na Deuses Esquecidos - Força no zoom! - Foto: Cauí Vieira

Bicuda Imponente - Foto: Cauí Vieira

A noite do sábado foi a hora de consagrar os vencedores da parada! Os vencedores levaram pra casa um jogo de Camalots Black Diamond, além de diversos equipos da Conquista, 4climb, AlpenPass e Sapo Agarras! Confira os resultados (inclusive as vias escaladas por cada dupla):

 Caio tocando o terror!

 Povo

 Otto, Marcelo e Cauí

1° Júlio Pimentel e Jalon Medeiros (RN)
Revolução dos Bichos
Inominável
Primeiro dia do resto de nossas vidas
Césio-137
Rampão
Estilo Élvis
Pastor João e a Igreja Invisível
Piolho de Cobra
Total: 2920,5 pontos

 Fernanda, Otto, Lu, Júlio, Marcelo, Jalon e Cauí

2° Mário e Thiago (Minhoka) (CE)
Costas Quentes
Césio-137
Rei das Coxinhas
Casa Mal-Assombrada
Recruta Zero
The's Norteadas
Deuses Esquecidos
Total: 2546,5 pontos

Fernanda, Lu, Otto, Minhoka, Marcelo e Mário

3° Suzana Hinds e Mariana Candeia (RJ/PB)
Costas Quentes
Rei das Coxinhas
Amnésia
Recruta Zero
Chapados na Montanha
Mutuca
Caninana
Total: 1942,8

Mariana, Otto, Lu, Suzana e Marcelo

4° Vitor e Rodrigo Vilachan (PE)
5° Junior Manoel e Zé do Ovo (Brejo)
6° Marcus Moura e Davi Marski (PE/SP)
7° Denn e Neto de Eloi (RN)
8° Wilker e Antônio (Belo Jardim)
9° Clóvis Chalegre e Daniel Silvestre (PE)
10° Maíra e Carol (PB/RN)
...

Parte da galera!

Domingo foi um dia tranquilo, os que estavam cansados de escalar vias longas tentaram a sorte nas esportivas pra relaxar a mente! Deu até tempo da galera da organização dar uma escaladinha, porque ninguém é de ferro! Quem mora longe já pegou seu rumo, encerrando mais uma bela festa na escalada do nordeste.

 Mariana Candeia Entrando pelo Cano - Foto: Luciano Willadino
 
 Stenio e Duda na Sócaldinho

Lula na Escalada ou Morte

 Todas as fotos podem ser acessadas pelos seguintes links:
https://www.dropbox.com/sh/frb6e2450kwz27y/STDGh0wXDG
https://www.dropbox.com/sh/q5enj89q3rdkq1j/lMSAJK33gQ
Em breve teremos o vídeo oficial do evento, além de mais uma surpresinha pra vocês!

Novamente quero agradecer a todos que vieram prestigiar o evento. Aos que ajudaram na organização: Otto e Marcelo (que abraçaram a idéia de imediato), Lu, Fernanda, Michele, Diego, Marcus, Rodrigo, Silas, Daniel, Davi, Suzana, Neudson, aos outros que também deram uma força ao longo do evento.
Agradecimento especial às melhores empresas de escalada do Brasil, aquelas que realmente contribuem para o desenvolvimento do esporte! 4 CLIMB, ALTO ESTILO, CONQUISTA, SAPO AGARRAS, ALPEN PASS.
MERCADINHO TUCANO E KEOPS MODAS, muito obrigado pelo incentivo à escalada em Brejo da Madre de Deus!
Prefeitura de Brejo, sempre essencial pro bom andamento do evento, obrigado mais uma vez pela parceria!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região! Vale do catimbau visto da estrada, animal! Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano. Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!! Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resul

Escalada em Macaparana - Pedra do Bico

No início do ano passei a trabalho por um lugar fantástico chamado Pedra do Bico, localizado perto do distrito de Pirauá, em Macaparana/PE, distante aproximadamente 130 km de Recife, estrada boa, trilha curta e ótimas possibilidades!  Pedra do Bico, ainda sem vias. Miguel na Liberdade (7a) - Pedra do Navio Algum tempo depois começamos as investidas, fomos umas 4 ou 5 vezes no local pra abrir vias, algumas vezes mesmo com chuva conseguíamos deixar algo novo por lá!  Pedra do Jumento? Cauí na Docinho de Coco (IVsup) - Pedra do Navio Até o momento são 14 vias ao todo, sendo que duas delas (top ropes) já estavam por lá. As vias atualmente variam do IV ao 7c, a maioria é vertical com agarras, mas tem fenda, chaminé e tudo mais pra quem quer variar um pouco. Ainda tem muita coisa legal pra abrir também!  Cauí na Terror na Tenere (7b) - Pedra do Navio  Possibilidades...Pedra do Bico Miguel equipando a Liberdade (7a) O pico é uma ótima opção pra escala