Pular para o conteúdo principal

Via Rústica - Nova em Serra Talhada!

Escolhemos como destino pra viajar no feriado do São João o sertão do estado, mas infelizmente esse é o feriado onde todos os turistas forrozeiros seguem para Gravatá, cidade a 80km de Recife, bem na rota pra Serra Talhada. Saímos eu, Miguel e Hugo na quinta-feira de tarde e levamos 3h de Recife até Gravatá, trajeto de 80km em pista duplicada! Passado o congestionamento seguimos até Belo Jardim, onde o Bruno se juntou a nós. 00h foi o horário que chegamos na asa do Martim, em Serra Talhada. Dormimos e no dia seguinte, às 5h, encontramos o Alexandre. Seguimos pra parede onde havíamos conquistado a Alpinismo Sertanejo semanas antes, afim de buscar novas linhas.

Após andar toda a base da pedra escolhemos uma linha próxima à via já existente. Começamos por uma parede vertical e levemente negativa com uma sequência de pequenos diedros e uma fenda, boas agarras até a P1 que montei com algumas peças no plato, mas depois puxei a furadeira e bati uma chapeleta, que já serviu pra proteger o próximo lance, que mesmo com ela, ficou exposto. Quando voltar lá pretendo duplicar a P1 e bater mais duas chapeletas, uma em cada lance exposto.

Miguelito chegando na P1, frio!!

Saindo da P1 levemente pra esquerda, faz um lance de VIsup e segue por um diedro lindo de V até chegar nos enormes blocos amedrontadores, segui pra esquerda me apoiando de leve em alguns deles e cheguei à um platô grande, onde montei a P2 em móvel (na descida, batemos uma parada dupla pra viabilizar o rapel) e puxei os dois. 

 P2 Provisória *

*Dica do Julio Mello: Não usar o fiel da forma que foi usado na equalização acima, ele pode correr com 400Kgf, uma carga possível de alcançar em uma queda de fator 2. A melhor opção seria um oito duplo, ou um cordelete maior fechado com um pescador duplo, por exemplo. Felizmente essa parada não seria solicitada com uma queda de fator dois por estar em um grande platô e a enfiada seguinte começar com uma caminhada pro lado.

Essa é a bela segunda enfiada da via ao lado: Alpinismo Sertanejo!

Andando um pouco pra direita estarás dentro de uma grande chaminé, por onde passa a terceira enfiada da via. Começa bem fácil e vai dificultado um pouco, mas sempre dá pra ir com as costas apoiadas e esticar as pernas pra descansar. Passei por fora dos primeiros blocos entalados e fui até o final dela, saindo por um pequeno buraco entre blocos entalados, chegando ao platô da P3, que pode ser montada com alguns nuts e laçando duas árvores pequenas.

Bruno na chaminé 

Miguel saindo do buraco no final da chaminé, chegando na P3!

Saindo da P3 pra esquerda, depois cruzando a chaminé (nessa parte ela já está mas pra uma grande canaleta de mato) pra direita, domina a laca e segue pela face, bem fácil até o cume. Eis que no cume eu dei de cara com uma parada dupla, de grampos de inox, provavelmente batida pra viabilizar algum rapel, devido à sua posição. Aproveitei os grampos e puxei Miguelito e Bruno, que chegaram no cume pra pegar os primeiros raios de sol após o início da escalada.

 Quarta enfiada

 Presente no cume

Cume!! Eu, Bruno e Miguel!

Na descida batemos uma parada fora da via, mais ou menos n altura da P3, só que mais pra esquerda, de lá mais 30m de rapel até a grande árvore na base da chaminé, caminhada até a P2 e o último rapel, de 60m, até o chão. 

Essa foi a marreta que usamos durante a conquista, ela contribuiu com o nome da via.

Finalizada mais uma via, seguimos pra Triunfo, onde passamos os outros dois dias de feriado.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedra do Caboclo - Belo Jardim

A Pedra do Caboclo, localizada no município de Belo Jardim ganhou após muitos anos de namoro, sua primeira via de escalada tradicional, e não tem definição melhor pra via do que "tradicional": chaminé + móvel. Por lá havia apenas uma via esportiva, aberta pelos escaladores locais, a qual não tive oportunidade de entrar, mas olhando de longe pareceu bem interessante. Existe também uma bonita trilha de acesso ao cume, que inclusive, usamos pra chegar na base da via, estranho né? Mas é isso mesmo. A minha primeira ida ao local não teve muito sucesso, fomos em um domingo, com somente um dia disponível e sem muita informação. Tentamos abrir uma trilha reta por baixo pra chegar na base da parede, mas ao meio dia estávamos longe da pedra, o terreno tava complicado e a progressão lenta, abortamos a missão. Depois conheci o pessoal de lá, um deles, o Bruno, que tinha acabado de fazer o curso básico e conhece bem a região. Ele disse que o melhor caminho seria subir até o cume

Escalada em Macaparana - Pedra do Bico

No início do ano passei a trabalho por um lugar fantástico chamado Pedra do Bico, localizado perto do distrito de Pirauá, em Macaparana/PE, distante aproximadamente 130 km de Recife, estrada boa, trilha curta e ótimas possibilidades!  Pedra do Bico, ainda sem vias. Miguel na Liberdade (7a) - Pedra do Navio Algum tempo depois começamos as investidas, fomos umas 4 ou 5 vezes no local pra abrir vias, algumas vezes mesmo com chuva conseguíamos deixar algo novo por lá!  Pedra do Jumento? Cauí na Docinho de Coco (IVsup) - Pedra do Navio Até o momento são 14 vias ao todo, sendo que duas delas (top ropes) já estavam por lá. As vias atualmente variam do IV ao 7c, a maioria é vertical com agarras, mas tem fenda, chaminé e tudo mais pra quem quer variar um pouco. Ainda tem muita coisa legal pra abrir também!  Cauí na Terror na Tenere (7b) - Pedra do Navio  Possibilidades...Pedra do Bico Miguel equipando a Liberdade (7a) O pico é uma ótima opção pra escala

Triunfo - Escalada no Sertão de Pernambuco

Alexandre e Fernanda são um casal de escaladores mineiros que recentemente se mudaram pra Triunfo/PE, e assim que eles chegaram lá e se organizaram, marcamos uma trip pra conhecer as pedras da região! Vale do catimbau visto da estrada, animal! Triunfo é uma cidade única, estilo oásis no sertão, literalmente. São 400 km de distância de Recife, já no sertão do estado de Pernambuco. A cidade fica numa região elevada, o que faz com que a temperatura lá seja baixa, atraindo turistas de todos os tipos ao longo do ano. Lagoa de triunfo, tem até um teleférico aí!! Alexandre já tinha dado um rolé por lá e conhecido algumas pedras, possíveis setores de escalada. Ele nos levou no primeiro dia no Poço do Grito, um cânion com um riosinho e uns pocinhos d'água legais, além é claro de falésias vermelhas com possibilidades de muitas vias! Contam a história de que Lampião se escondia por ali, dá até pra entender porque. Acabamos focando todos os três dias no mesmo local, o resul